dands
São Luís
2014
C.E Manoel Beckman
São Luís, 12 de Janeiro de 2014.
Alunas: Daniella Aires, Sara Milena N°13,38 T: 201
Atividade - Compreendendo Conteúdos p.182
1. Por que a grande arrancada industrial da Alemanha aconteceu a partir da unificação político-territorial de 1871?
Porque com a unificação política consolidou-se a integração econômica instituição de uma moeda única, padronização das leis e constituição de um amplo mercado interno, que ampliou as possibilidades de acumulação de capitais.
2. Qual a principal razão para a Alemanha ter sido o pivô da Primeira Guerra? Que mudanças o território alemão sofreu após essas duas guerras?
Tanto na Primeira quanto na Segunda Guerra, a Alemanha foi o pivô dos conflitos mundiais pelo mesmo motivo. Ambas foram resultado do expansionismo alemão, com base na noção de “espaço vital” formulada por Ratzel. O Estado militarista alemão estava empenhado em conquistar os territórios necessários para viabilizar sua expansão capitalista, seu crescimento industrial e fortalecimento político. Após a Primeira Guerra, a Alemanha perdeu vastos territórios, como a Alsácia, a Lorena e o Sarre, para a França. Perdeu também territórios para a Polônia, com a criação do corredor polonês, isolando a Prússia Oriental. Além de perder territórios do próprio corpo do país, perdeu as poucas posses coloniais que tinha. A Segunda Guerra foi, em grande medida, uma revanche as imposições do Tratado de Versalhes, uma tentativa de ampliar a Alemanha que redundou em nova derrota e maiores perdas territoriais. Além disso, a Alemanha, depois de um período de administração interaliada, foi, em 1949, dividida em duas: RFA (República Federal Alemã) e RDA (República Democrática Alemã), a reunificação ocorreu somente em 1990.
3. Onde está concentrado o principal parque industrial alemão? Quais fatores explicam essa localização
No Estado da Renânia do Norte-Vestfália.