Damas da noite – trajetórias e transformações
Damas da Noite é um percurso pela transformação de cinco personagens. Todos nasceram homens, mas de alguma maneira se identificam como mulheres. São três travestis, uma transexual e uma drag queen que aqui relatam, em primeira pessoa, parte de suas histórias de transformação, sua relação com seus corpos e com o mundo a seu redor.
Nele estão expostas imagens de Karina, Rebecca, Cláudia, Isabelle e Cristinny. Pessoas que, em graus diferentes, experimentam a transexualidade, mesmo que temporária. A partir de imagens e do depoimento dos retratados, está exposta uma pequena fagulha daquilo que é o mundo das metamorfoses sexuais e de gênero. O objetivo deste trabalho é apenas fazer um percurso em uma parte deste grande universo das identidades sexuais.
Em Damas da Noite, além dos retratos e dos depoimentos, há os esclarecimentos do médico Alexandre Saadeh, que trabalhou por anos na ala de transtornos de identidade de gênero do Hospital das Clínicas de São Paulo e ajuda a esclarecer as diferenças entre as diversas categorias de orientação sexual e de gênero.
Aqui estão retratadas semelhanças e diferenças nas histórias de pessoas que decidiram, permanentemente ou esporadicamente, se tornar oque a biologia não lhes ofereceu. Apesar de traços comuns, como ter enfrentado discriminação e preconceito em vários momentos de suas vidas, cada um tem suas particularidades e detalhes que foram revelados aos poucos em conversar registradas em cerca de um ano de convivência. Há também o respeito ao que não foi dito, como o nome de batismo de Isabelle ou o endereço virtual onde as fotos de Karina estão expostas. Mas os depoimentos destas personagens e suas representações estão presentes aqui.
Nas fotos, estão revelados traços de feminilidade e masculinidade presentes em diversas formas e caracterizações. Ora a maquiagem de uma, ora os seios fartos de outra demonstram o desejo de ser e se tornar mulher, da mais plena maneira possível.