Dale
PRINCIPIOS BÁSICOS
Notas de Aula
Prof. JUVIR LUIZ MATTUELLA
1 Porto Alegre, dezembro de 2009
1 - INTRODUÇÃO
2 A administração de investimentos pode ser considerada como um segmento de uma área maior que é a análise financeira. A dimensão que pode ser dada a este segmento é muito ampla, pois ele comporta todos os tipos de análise relacionada com o processo de tomada de decisão em relação a investimentos. Assim, em seu bojo pode-se contemplar tópicos que vão desde o dimensionamento do período ótimo para substituir bens de capital até os procedimentos para evitar perdas através da estruturação de operações de hedge. Não se tem, com o presente texto, a ambição de se examinar tão variados tópicos de análise financeira. Pretende-se apenas apresentar alguns princípios básicos que se relacionam com alguns tópicos abrangidos por esta análise.
3 Para embasar melhor a análise de investimentos, apresentam-se inicialmente alguns conceitos básicos do próprio sistema financeiro e de e teoria econômica. Neste particular, mostra-se como é estruturado o sistema financeiro nacional apresentando-se os principais organismos que fazem parte do mesmo e as funções que exercem. Também, faz-se uma breve referência a alguns princípios do comportamento do consumidor em relação à alocação intertemporal da renda entre consumo e poupança. Em seqüência, aborda-se alguns aspectos relacionados como o risco e a seleção de portfólios bem como princípios de precificação de ativos. Por fim, examina-se o mercado de capitais e as técnicas de análise pelas abordagens grafista e fundamentalista, dando um cunho mais aplicativo ao texto.
4 Entende-se por administração de investimentos o processo de alocação de recursos no tempo. Tem como característica a distribuição intertemporal e a tomada de decisão sob incerteza. Neste processo participa o sistema