Dalai lama
Nascimento
Sua Santidade o Dalai Lama nasceu em 6 de julho de 1935, foi chamado de Lhamo Thondup, de uma família pobre na pequena vila de Taktser na província de Amdo. O nome, Lhamo Thondup, significa literalmente "Deidade que realiza os desejos". Taktser ("tigre que ruge") era um vilarejo pequeno e pobre que se encontrava em um monte com vista para um amplo vale. "Seus pastos não tinham sido colonizados nem cultivados por longo tempo, sendo somente usado por nômades. A razão para isso era a imprevisibilidade do tempo naquela área", Sua Santidade escreveu em sua autobiografia Liberdade no Exílio. "Durante minha infância, minha família era uma das mais ou menos vinte famílias que levavam uma vida precária naquelas terras."
Os pais de Sua Santidade eram pequenos fazendeiros que cultivavam principalmente cevada, trigo mourisco (fagópiro) e batatas. Seu pai era um homem de altura média com um temperamento muito ativo. "Eu me lembro de uma vez puxar seu bigode e ter apanhado severamente pela minha inquietação" Sua Santidade se lembra. "Contudo ele também era um homem amável e nunca guardava rancores." Sua Santidade recorda de sua mãe como "sem dúvida uma das pessoas mais amáveis que eu já conheci." Teve um total de dezesseis filhos dos quais somente sete sobreviveram.
Sua Santidade teve duas irmãs e quatro irmãos que sobreviveram da infância. Tsering Dolma, a filha mais velha, era dezoito anos mais velha do que Sua Santidade. "No meu nascimento ela ajudou a minha mãe com a casa e agiu como minha parteira. Quando me fez o parto, observou que um de meus olhos não estava corretamente aberto. Sem hesitar pôs seu polegar sobre a pálpebra relutante e a forçou a abrir totalmente felizmente sem nenhum dano" Sua Santidade escreveu. Os três irmãos mais velhos de Sua Santidade eram Thupten Jigme Norbu (o mais velho, que foi reconhecido como a reencarnação de um Lama elevado, Taktser Rinpoche), Gyalo Thondup e Lobsang Samten. Seu irmão mais novo, Tenzin