Dalai Lama
Dalai Lama nasceu na aldeia de Takster, no leste do Tibet, a 6 de julho de 1935. Filho de uma família de agricultores, nasceu com o nome de Lhamo Dhondrub. Aos 2 anos de idade, foi reconhecido pelos monges tibetanos como a reencarnação do 13º Dalai Lama. Os Dalai Lama são considerados reencarnações do príncipe Cherezig, o portador do lótus branco, que representa a compaixão.
Aos 4 anos de idade é separado da sua família e é levado para o Palácio de Potala, na capital Lhasa.
Aos seis anos de idade começou sua rigorosa preparação, que inclui entre outros estudos, aulas de filosofia budista, arte e cultura tibetana. Tornou-se líder espiritual do Tibet.
Em 1950, a China invadiu o Tibete e começou a controlar a província de Kham. O líder espiritual tibetano, Dalai Lama, passou a assumir o poder político do Tibete, com apenas 15 anos.
Em 1951, ele e alguns membros do seu governo assinaram um acordo que pretendia que a China abandonasse Tibete, Acordo dos Dezassete Pontos, no qual levou Dalai Lama a ir Pequim conversar sobre este acorda ao Presidente da China, Mao Tsé-Tung. Mas essas tentativas de encontrar um possível acordo foram falhadas.
Passados oito anos, em 1959, a situação do Tibete estava insuportável, portanto Dalai Lama pediu para que fosse exilado, o presidente da Índia aceitou e ele começou a formar um governo tibetano na Índia, numa cidade no norte da Índia, Dharamsala. Nessa cidade foram construídos campos para as pessoas que se refugiaram e também criou escola onde se ensina a cultura e história do Tibete.
No ano de 1967, ele viajou por diversos países e falar com pessoas de grande consideração mundial, por exemplo, Papa João Paulo II, para promover a paz mundial.
Em 21 de Setembro de 1987, num congresso realizado na capital dos E.U.A, Washington D.C, Dalai Lama apresentou um contrato de paz, conhecido como “O Plano de Cinco Pontos”, tinha como principais objetivos:
Transformar o Tibete em uma zona de paz;
Acabar com a