dalai lama
O Dalai Lama é um título de uma linhagem de líderes religiosos da escola Gelug do Budismo tibetano. Tido como uma manifestação de Avalokiteshvara ou Chenrezig, portador do lótus branco, o Bodhisatva da compaixão e patrono do Tibet, neste caso, é uma das reencarnações de Buda. Para os Tibetanos, um Bodhisattva é um ser iluminado que adiou sua entrada no nirvana e preferiu renascer para servir à humanidade.
Ao longo dos anos, no que consta na história tibetana, já houve 13 Dalai Lamas. O atual, 14° Dalai Lama, cujo, nome é Tenzin Gyatso, nasceu em 6 de julho de 1935, numa família de camponeses da pequena vila Taktser na província de Amdo, situada no nordeste do Tibet.
Sua Santidade o Dalai Lama começou sua educação monástica aos seis anos. O currículo consistia de cinco disciplinas maiores e cinco menores. As maiores são: lógica, arte e cultura tibetana, sânscrito, medicina e filosofia budista, e esta por sua vez se compõe de outras cinco categorias: Prajnaparamita, a perfeição da sabedoria; Madhyamika, a filosofia do Caminho do Meio; Vinaya, o cânone da disciplina monástica; Abhidharma, metafísica; e Pramana, lógica e epistemologia. As disciplinas menores são: poesia, música e teatro, astrologia e gramática. Aos 23 anos, fez seu exame final no Templo de Jokhang, em Lhasa, durante o o Festival Anual de Orações Mönlam. Foi aprovado com honras e recebeu o grau de Geshe Lharampa (título máximo, equivalente a um Doutorado em Filosofia). Em complemento a esses temas budistas, estudou inglês, ciências, geografia e matemática.
Em 1950, com 15 anos de idade, Sua Santidade foi solicitado a assumir a completa responsabilidade política como chefe de estado e de governo, após a invasão chinesa do Tibet. Em 1954, foi a Beijing para tratativas de paz com Mao Tsetung e outros lideres chineses, como Chou En-Lai e Deng Xiaoping. Em 1956, durante visita à Índia para participar das festividades do aniversário de 2500 anos de Buda, esteve presente em uma série de reuniões