Dalai Lama
Biografia
Tenzin Gyatso é um líder espiritual tibetano. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 1989, em reconhecimento à sua campanha pacifista para acabar com a dominação chinesa no Tibet.
Tenzin Gyatso nasceu na aldeia de Takster, no leste do Tibet, em 6 de julho de 1935. Filho de uma família de agricultores. Aos 2 anos de idade, foi reconhecido pelos monges tibetanos como a reencarnação do 13º Dalai Lama, Thubten Gyatso, a autoridade máxima do budismo tibetano. Os Dalai Lama, por sua vez, são considerados reencarnações do príncipe Cherezig, o Avalokitesvara, o portador do lótus branco, que representa a compaixão.
Assim, Tenzin Gyatso é considerado a 14ª reencarnação do príncipe Cherezig. Aos 4 anos de idade, é separado de sua família, e levado para o Palácio de Potala, situado na montanha Hongsham, na capital Lhasa. É empossado como o líder espiritual do Tibet.
Começou sua rigorosa preparação, aos seis anos de idade, que inclui entre outros estudos, aulas de filosofia budista e arte e cultura tibetana.
Ajudando a Humanidade
Com a invasão do Tibete pela China, em 1950, o Dalai Lama tornou-se chefe de Estado, passando a liderar as negociações pela soberania do Tibet. Ao contrário de seus predecessores, Dalai Lama estabeleceu contato com dirigentes e líderes religiosos de todos o mundo. Após uma fracassada rebelião nacionalista, em 17 de março 1959, Dalai Lama fugiu para o exílio, na Índia. Foi seguido por 80 mil tibetanos.
Durante os vinte anos seguintes, Dalai Lama encetou esforços para encontrar uma solução pacífica para a independência do Tibete, embora o governo tibetano no exílio e o governo da China não mantivessem relações diplomáticas. A partir de 1980, uma série de esforços diplomáticos foram realizados no sentido de favorecer a reaproximação entre os dois governos, entre eles, um plano de paz para a libertação do Tibete.
Assim Tenzin Gyatso tornou-se uma personalidade mundial, representando o esforço de paz entre os homens. Em 1989 recebeu o