DAGOM
O deus nacional dos filisteus. Existiam templos consagrados ao deus Dagom, em Gaza e Asdode (Jz 16.21 a 30; 1 Sm 5.5,6; 1 Cr 10.10). Dagom era o deus da agricultura. Tal é indicado pelo facto de terem sido mandados pelos filisteus, ao Deus de israel, cinco ratinhos de ouro, semelhantes aos do campo, como sacrifício expiatório pelo pecado; o rato do campo simbolizava, talvez, aquele Deus que tinha castigado os adoradores de Dagom. Há, provavelmente, alguma ligação ao facto de que a praga era, na sua origem, uma doença transmitida pelos ratos.
Deus permitiu que a arca fosse tomada, para desperta e humilhar Israel e conduzi-lo ao arrependimento. Mas a tomada da arca resultou em demonstração do poder de DEUS entre os filisteus. havendo recebido a Arca como presa da guerra, os filisteus depositaram-na diante do seu ídolo, Dagom, como tributo de agradecimento pela vitória ganha. A imagem de Dagom ,por sua vez, compunha-se de metade de peixe e metade de homem, denotando a origem marítima desse povo, oriundo da ilha Creta. No dia seguinte ao voltarem os sacerdotes filisteus ao templo de Dagom, descobriram que o seu ídolo estava caído de bruços no chão. Os sacerdotes recolocaram Dagom no lugar, mas, no dia seguinte, foi encontrado de novo caído diante da Arca , com as mãos e a cabeça cortadas (1Sm 5.4).
A Bíblia se refere também a Dagom no episódio em que a Arca da Aliança foi colocada diante de Dagon (quando roubada pelos filisteus), que posteriormente, sob influência de Deus ali representada pela Arca a imagem de Dagon teve suas mão e cabeça amputadas, e posteriormente desencadeando uma "epidemia" no povo filisteu, que presume-se ser a peste búlbonica (1Sm 5.5).
Dagom era metade homem e metade peixe, era adorado pelos filisteus, mas pereceu de ante do Deus de Israel.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dagom