A arca do senhor
Hofni e Finéias filhos do sumo-sacerdote Eli trouxeram a arca da aliança. Com a chegada da arca os israelitas regozijaram julgando-se vitoriosos e ao mesmo tempo lançou terror sobre os filisteus. Mas os filisteus se encheram de coragem e saíram contra os israelitas e os venceram novamente e desta vez cerca de trinta mil homens foram mortos e foi grande a carnificina nesta batalha. Mesmo em poder da arca os israelitas perderam a batalha.
MAS O QUE ERA A ARCA?
Deus ordenara a Moisés que fizesse uma arca. O próprio Deus deu todas as medidas e forma que deveria ser construída. A arca era um caixote de madeira revestido de ouro pôr dentro e fora contendo duas argolas de cada lado e uma vara passando pôr entre as argolas, sua tampa havia dois querubins de ouro maciço de frente um para outro com as asas abertas. Dentro da arca estava a vara de Arão, as Tabuas da lei e uma urna contendo o maná que Deus milagrosamente efetuou no deserto. A arca representava que a presença de Deus estava ali e lembrar os israelitas da santidade de Deus e que eles também precisavam ser purificados e separados de toda idolatria. Somente os levitas consagrados que podia carregar a arca e tocá-la, ou seja, a tribo de Levi.
O QUE EU APRENDO AQUI?
Deus nunca vai estar com o crente infiel e pecador! A presença santa de Deus só está com quem vive dignamente. O povo israelita estava em pecado. Dentro de suas tendas havia deuses estranhos feitos de barro ou madeira que eles estavam adorando, ao mesmo tempo em que adoravam ao Deus verdadeiro. O sacerdote Eli que tinha a função de ensinar o povo a