daens
1 Ideias de Santo Agostinho:
A reflexão de Santo Agostinho era baseada na vida, das coisas que passavam ao seu redor, das ideias dominantes, dos ataques contra a fé e da interioridade da sua alma.
Santo Agostinho defendia também a predestinação, conceito teológico que afirma que a vida de todas as pessoas eram traçadas anteriormente por Deus, por esse conceito ele combatia a heresia e o paganismo.
A sua filosofia era em Deus e na alma, acreditava na supremacia do Espírito no corpo e que a alma teria sido criada por Deus para praticar o bem. "Ter fé é acreditar nas coisas que você não vê; a recompensa por essa fé é ver aquilo em que você acredita".
Em suma, ele analisava a vida levando em consideração a psicologia e o conhecimento da natureza, porém, o conhecimento e as ideias eram de origem divina.
2 Ideias de São Tomás de Aquino:
São Tomás de Aquino foi o mais importante proponente clássico da teologia natural e o pai do otimismo. Sua influência no pensamento ocidental é considerável e muito da filosofia moderna foi concebida como desenvolvimento ou oposição de suas ideias, particularmente na ética; Ao contrário de muitas correntes da Igreja na época, Tomás abraçou diversas ideias de Aristóteles - a quem ele se referia como "o Filósofo" - e tentou sintetizar a filosofia aristotélica com os princípios do cristianismo. As obras mais conhecidas de Tomás são a "Suma Teológica" Defendeu que um ensino enfadonho seria um obstáculo para a aprendizagem. A sabedoria é a maior perfeição da razão e sua principal função é perceber a ordem nas coisas “Com sua teoria do conhecimento, que “convoca” a vontade e a iniciativa de cada um na direção do aperfeiçoamento, São Tomás de Aquino legou à educação, sobretudo a ideia de autodisciplina.
3 Ideias de Aristóteles:
O filósofo grego valorizava a inteligência humana, a única forma de alcançar a