dados gerais
Dados Gerais
Disciplina
Recursos humanos
Professor
Verônica Masagão e-mail veronicamasagao@yahoo.com.br
Aluno
Ana Carla S. B. L. Macedo
Turma
Administração e-mail anacarla.duda@hotmail.com
Análise do Texto
Título do Texto
Responsabilidade social no ensino em administração: um estudo exploratório sobre a visão dos estudantes de graduação
Autor (es)
Palavras-Chaves do Texto (Máximo de 4 palavras) responsabilidade social; ensino administração
Descrição do Assunto (Máximo de 50 palavras)
O propósito deste trabalho foi estudar a visão dos estudantes de administração sobre o ensino da responsabilidade social corporativa (RSC) nos cursos de graduação. Foi feita uma revisão de literatura que abordou o conceito de RSC e suas dimensões, bem como sua inserção no ensino superior de administração.
Apreciação Crítica (Máximo de 300 palavras)
A RSC surgiu para resolver determinados problemas de desenvolvimento da sociedade e do ambiente (Schommer e Rocha, 2007). Collier e Wanderley (2004) apontam que as empresas são agentes globais de mudança e suas ações não são somente econômicas;
Faria e Sauerbronn (2008) apontam entre os motivos das discussões sobre RSC a globalização acelerada, o crescente poder político e econômico das grandes empresas e os grandes escândalos corporativos.
Existem inúmeras definições sobre o que é RSC, o que mostra que o conceito ainda está em construção (Ashley, 2002; Higuchi e Vieira, 2007). Para Matten e Moon (2008), essas definições podem inclusive variar de país para país.
Para Carroll (1991), a RSC é composta por quatro componentes: econômico, legal, ético e filantrópico. O componente econômico diz respeito a responsabilidades como: ter um desempenho consistente maximizando os ganhos, estar comprometido com a lucratividade, ter lucros consistentes.
Para Quazi e O’Brien (2000), as ações de RSC podem ser amplas ou restritas. São amplas quando envolvem atividades que vão além da visão clássica e