Afeganistão dados gerais
II Simulação da Assembléia da ONU
Afeganistão
Brasília/abril/2012
Sumário
1. Introdução 3
2. Desenvolvimento 4
2.1 Dados Gerais 4
2.2 Recursos econômicos, sociais e estratégicos 5
2.3 Estrutura Política 6
3. Conclusão 8
4. Bibliografia 9
Introdução
Desde a antiguidade o Afeganistão tem sido invadido. Esse fato ocorre pela sua posição geográfica privilegiada que se localiza bem no centro da Ásia central, que é um ponto estratégico para as batalhas na antiguidade e uma importante rota comercial na Ásia central.
A área que corresponde ao território afegão tem registros de ocupação há mais de 2500 anos. A região foi ocupada pelo Império Persa por volta de 500 anos a.C., porém, após um século, Alexandre, o Grande, através de suas tropas, invadiu esse território e fundou a cidade de Alexandrópolis.
Em 1887, através de um acordo entre a Inglaterra e a Rússia, ficou estabelecido que o Afeganistão fosse área de influência inglesa, o regime monarca na região ficaria sob tutela da Inglaterra, esse processo durou até 1919, quando finalmente o Afeganistão conquistou sua independência.
Mesmo depois de conquistar sua independência o Afeganistão foi invadido em 1979 pela união soviética, tentando implantar o comunismo na região. Depois de anos de caos, surgiu o movimento talibã, formado por afegão que estudaram em escolas islamitas no Paquistão. Eles criaram um regime islâmico totalmente puritano, conservador e repressor que trouxe ordem ao país.
O Afeganistão foi invadido novamente, mas desta vez por uma aliança