Dadaísmo
Dadaísmo conceito:
Movimento artístico da chamada Vanguarda Artístico Moderna, surgido na Europa, mais especificamente na cidade Suíça de Zurique, em 1916 durante a Primeira Guerra Mundial. Formado por um grupo de escritores, poetas e artistas plástico, liderados por Tristan Tzara, Hugo Ball e Hans Arp.
O movimento era contrario a burguesia e ao naturalismo, que valorizava a arte abstrata.
História
O movimento do dadaísmo formou-se em 1916, em Zurique, por jovens franceses e alemães que não quiseram permanecer em seus países para não serem convocados para a guerra.
Embora a palavra dada em Frances signifique Cavalo de Madeira, sua utilização marca o non-sense ou falta de sentido que pode ter uma linguagem (como por exemplo, na fala de um bebê). Para reforça essa ideia foi estabelecida o mito de que o nome foi escolhido aleatoriamente. Isso foi feito para simbolizar o caráter anti-racional do movimento, claramente contrário a Primeira Guerra Mundial e ao padrões da arte estabelecida na época.
Em poucos anos o movimento alcançou, além de Zurique, as cidades de Barcelona, Berlim, Hanôver, Nova York e Paris. Muitos de seus seguidores deram início posteriormente ao surrealismo, arte conceitual, pop art e expressionismo abstrato.
O principal problema de todas as manifestações artísticas estava, segundo os dadaístas, em almejar algo que era impossível: explicar o ser humano. Os dadaístas usavam com frequência, métodos deliberadamente incompreensíveis. Nas pinturas e esculturas, por exemplo, tinham por hábito aproveitar pedaços de materiais encontrados pela ruas ou objetos que haviam sido jogados fora.
Um dos maiores artistas do movimento foi Marcel Duchamp. Em uma de suas obras ele coloca bigode na obra de Gioconda, querendo escandalizar os espectadores.
O fim do movimento foi por volta de 1921.
Características:
Como principais características podemos citar: * Elementos mecânicos; * Desejo de romper o limite entre as varias modalidades