Dadaísmo
Dadaísmo
Macapá
2012
Aluna: Luana Gonçalves Sotão
Dadaísmo
Este trabalho solicitado pelo professor Jaderson Soares com o requisito avaliativo da disciplina de Artes.
Introdução O objetivo deste trabalho é analisar a o Dadaísmo. Dadaísmo foi um movimento artístico que surgiu na Europa no ano de 1916. Que revolucionou as diferentes formas de fazer arte, foi considerado um movimento de transição para a arte moderna. Sua principal característica é a ruptura com as formas de arte tradicionais. O abstrato é o foco principal, uma forma de demonstrar a arte de maneira diferente, curiosa e tendo por trás de todo esse sem sentido. o conceito de toda a criação.
O movimento Dadá ou Dadaísmo foi um movimento artístico da chamada vanguarda artística moderna iniciado em 1915 durante a Primeira Guerra Mundial. Formado por um grupo de escritores, poetas e artistas plásticos, dois deles desertores do serviço militar alemão, liderados por Tristan Tzara, Hugo Ball e Hans Arp.
O Dadaísmo rompeu com as formas de artes tradicionais, foi um movimento com forte conteúdo anárquico e que deu ampla liberdade para os artistas. No entanto, o nascimento do dadaísmo teria sido impossível se não houvesse existido antes as chamada vanguardas artísticas do século XX.
O movimento Dada, anti-tradicionalista por natureza, pertence, no entanto a uma antiga tradição. Dada é uma manifestação de um processo de ruptura com as concepções da essência clássica europeia, começando com o romantismo no inicio do século XIX e aumentando nas primeiras décadas do século XX, como o aparecimento dos ditos movimentos de vanguarda. Os chamados movimentos europeus de vanguarda do início do século XX visavam à renovação da arte, pintura, teatro, música, literatura, cinema e arquitetura. Cubismo e Futurismo. Eles tinham um denominador comum: a natureza combativa e a ruptura com a tradição estética, a busca por novas formas de expressão, e um desejo de libertação