Dadaísmo em tópicos
O dadaísmo foi um movimento artístico que possuía como característica principal a ruptura com as formas de arte tradicionais contrárias a burguesia e ao naturalismo, que valorizava a arte abstrata. Portanto, o dadaísmo foi um movimento com forte conteúdo anárquico. O próprio nome do movimento deriva de um termo inglês infantil: dadá (brinquedo, cavalo de pau). Daí, observa-se a falta de sentido e a quebra com o tradicional deste movimento.
2. Principais características:
- Objetos comuns do cotidiano são apresentados de uma nova forma e dentro de um contexto artístico;
- Irreverência artística;
- Combate às formas de arte institucionalizadas;
- Crítica ao capitalismo e ao consumismo;
- Ênfase no absurdo e nos temas e conteúdos sem lógica;
- Uso de vários formatos de expressão (objetos do cotidiano, sons, fotografias, poesias, músicas, jornais, etc) na composição das obras de artes plásticas;
- Forte caráter pessimista e irônico, principalmente com relação aos acontecimentos políticos do mundo.
3. História, onde surgiu e com quem?
O movimento do dadaísmo formou-se em 1916, em Zurique, por jovens franceses e alemães que não quiseram permanecer em seus países para não serem convocados para a guerra. O movimento então se inicia como uma negação ao envolvimento com a guerra. Serviu como base para vários movimentos artísticos do século XX como o surrealismo, arte conceitual, pop art e expressionismo abstrato.
O fim do movimento foi por volta de 1921.
4. Principal artista (Marcel Duchamp):
Marcel Duchamp foi um importante pintor e escultor francês. Nasceu em 28 de julho de 1887 na cidade francesa de Blainville-Crevon e faleceu em 2 de outubro de 1968, na cidade de Nova Iorque. É um dos grandes representantes do movimento artístico conhecido como dadaísmo.
Duchamp tentou expor em uma galeria um mictório, o qual ele simplesmente virou e intitulou-o “fonte”. Entretanto, sua “obra de arte” foi tratada como um simples