vanguarda
VANGUARDAS EUROPEIAS: "Uma obra de arte deve levar um homem a reagir, sentir sua força, começar a criar também, mesmo que só na imaginação. Ele tem de ser agarrado pelo pescoço e sacudido; é preciso torná-lo consciente do mundo em que vive, e, para isso, primeiro ele precisa ser arrancado deste mundo."
- Pablo Picasso.
TOPICO: O início de uma nova Era.
Os primeiros decênios do século XX representam o início de uma nova era na historia do homem. As transformações provocadas na vida humana pela crescente industralização, pelo rápido progresso das Ciências Físicas e Biológias, pelo desenvolvimento da Psicologia, as inovações da Arquitetura, o surgimento do autmóvel, da televisão, do cinema, do rádio, do avião, a difusão e o aperfeiçoamento dos meios de comunicação em geral. Tudo isso deu uma feição particular à cultura do século XX.
TOPICO: O surgimento de novas expressões.
Ao lado desse progresso material proporcionado pelo desenvolvimento científico e tecnológico, ocorreram entretanto graves agitações sociais e políticas, nas quais a principal foi a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) cujos trágicos episódios marcaram profundamente o clima espiritual da época, provocando um estado geral de angústia e inquietação. Desde cedo, manifestaram-se, nas artes, sinais de que essa civilização que estava surgindo exigia outros modos de expressão, pois os que existiam não eram mais capazes de representar a nova realidade. A ânsia de buscar novos caminhos para a manifestação artística da experiência humana explica o aparecimento de uma série de movimentos, principalmente nas artes plásticas e na literatura, que ocorreram no começo do século.
TOPICO: O "ISMO"
Várias correntes ideológicas foram criadas, como o nazismo, o fascismo e o comunismo, e também com a mesma terminação “ismo” surgiram os movimentos artísticos