relatório de reações quimicas
Resumo
Foram feitas experiências de aquecimento e queima de fita de magnésio, mistura de soluções entre si, e entre materiais como alumínio e prego para que pudéssemos reconhecer e evidenciar a ocorrência de reações químicas e em seguida classificá-las.
Introdução
Reações químicas são aquelas onde há uma alteração na natureza da matéria, como a formação de outro composto químico, com diferentes características de anteriormente. Nessas reações podem ser observadas mudanças no padrão de cor, estado físico das substâncias em questão sendo submetida à determinada reação. Elas podem ser representadas por uma equação química. Esse processo envolve as substâncias que sofreram transformações (reagentes), as substâncias produzidas (produtos), os estados físicos dos reagentes e dos produtos, além das condições (temperatura, pressão, solventes, etc.) nas quais a reação se processa. A equação química deve ter a massa e as cargas devidamente balanceadas, e pode ser escrita nas formas molecular, iônica ou iônica simplificada.
Objetivo
Diferenciar transformações físicas de transformações químicas.
Reconhecer evidências da ocorrência de uma reação química.
Classificar as reações químicas.
Materiais e Reagentes
Lamparina
Tubos de Ensaio
Vidro de Relógio
Fita de Magnésio
Pinça Metálica
Ferro Sólido (Prego)
Alumínio Sólido
Solução de Sulfato de Sódio (Na2SO4) 0,25M
Solução de Hidróxido de Sódio (NaOH) 3,0M
Solução de Cromato de Potássio (K2CrO4) 0,25M
Solução de Ácido Clorídrico (HCl)1:1
Solução de Acetato de Chumbo (Pb(C2H3O2)2) 0.25M
Solução de Sulfato de Cobre (CuSO4) 1M
Suporte Para Tubo de Ensaio
Experimentos
1ª REAÇÃO
Segurar uma das pontas da fita de magnésio com o auxílio da pinça. Aproximar a fita de magnésio da chama da lamparina até que se inicie a reação. Após o início da reação pode-se afastar a fita de magnésio da chama. E reter o ar com o auxílio do vidro de relógio. Anotar as observações na Tabela 1.
2ª