DADAISMO
“ Dadá, o mundo ficou gagá .’’
O Dadaísmo foi um movimento artístico criado em Zurique ,em 1916,por um grupo de refugiados da primeira guerra mundial. O termo que deu nome ao movimento vem de uma palavra nonsense ( sem nexo ) , e se adéqua as características do movimento, em que muitas vezes parecia não ter sentido, mas seu principal objetivo era protestar contra a loucura da guerra. Com tantas mortes e devastação, os dadaístas acreditavam que não podiam mais acreditar na razão e na ordem estabelecida, sua alternativa foi subverter toda a ordem e cultivar o absurdo.
Sua proposta é que a arte ficasse solta das amarras racionalistas e fosse apenas o resultado do automatismo psíquico, selecionado e combinando elementos por acaso. Sendo a negação total da cultura, o Dadaísmo defende o absurdo, a incoerência, a desordem, o caos. Politicamente, firma-se como um protesto contra uma civilização que não conseguiria evitar a guerra.Portanto, procurava chocar um público mais ligado a valores tradicionais e libertar a imaginação via destruição das noções artísticas convencionais.
A princípio, o movimento não envolveu uma estética específica, mas talvez as formas principais da expressão dadaísta tenham sido o poema aleatório e o Ready- Made.Esta expressão significa confeccionado,pronto;criada em 1913 pelo artista francês Marcel Duchamp para designar qualquer objeto manufaturado de consumo popular, tratado como objeto de arte por opção do artista. Sua tendência extravagante e baseada no acaso serviu de base para o surgimento de inúmeros outros movimentos artísticos do século XX, entre eles: o Surrealismo, a Arte Conceitual, a Pop Arte e o Expressionismo Abstrato.
A pintura dadaísta
Os pintores deste movimento, guiados por uma anarquia instintiva e a falta de finalidade, não hesitaram em anular as formas, técnicas e temas da pintura, tal como tinham sido entendidos até aquele momento. Um exemplo disso eram os quadros dos antimecanismos ou máquinas de nada, nos