dadaismo
Sumário
Introdução 4
Contexto Histórico 5
O Dadaísmo 6
Influências 7
Características 8
Curiosidades 9
Conclusão 10
Referências 11
Introdução
Surgindo no ano de 1916, por iniciativa de um grupo de artistas, o Dadaísmo rompeu deliberadamente com todos os valores e princípios estabelecidos anteriormente a Primeira Guerra Mundial, inclusive os artísticos.
É uma das cinco principais correntes vanguardistas existentes e, no Brasil, repercutiu a produção dos artistas nos primeiros anos da arte moderna. Sendo os artistas contra o capitalismo burguês e a guerra promovida com motivação capitalista, essa vanguarda tinha como objetivo destruir valores burgueses e a arte tradicional.
Como referência brasileira, o escritor Mário de Andrade escreveu um poema chamado “Ode ao burguês”, em seu livro Paulicéia Desvairada. Já no prefácio do livro, o autor recomenda que só deveriam ler o referido poema os leitores que soubessem urrar. Veja um trecho deste poema:
“Eu insulto o burgês! O burguês-níquel, o burguês-burguês!
A digestão bem feita de São Paulo!
O homem-curva! o homem-nádegas!
O homem que sendo francês, brasileiro, italiano, é sempre um cauteloso pouco-a-pouco! (...)”
Contexto Histórico
O dadaísmo surgiu no ano de 1916, com iniciativa de um grupo de artistas que, descrentes de uma sociedade que consideravam responsável pelos estragos da Primeira Guerra Mundial, decidiram romper deliberadamente com todos os valores e princípios estabelecidos por ela anteriormente, inclusive os artísticos.
Apesar de sua curta durabilidade e das críticas realizadas ao movimento, fundamentalmente baseadas em sua ausência de vocação construtiva, teve grande importância para a arte do século XX. Fez parte de um processo, observado nesse século, de libertação da arte de valores preestabelecidos e busca de experiências e formas