Da Vinci
O contexto histórico em que da Vinci viveu foi na época do renascimento no inicio do século XIV, que presenciou transformações políticas, econômicas, intelectuais, artísticas e culturais. Essas ações de transformação levaram gradativamente a sociedade a reorganizar-se e repensar sua visão e seu conceito de mundo, onde: A propagação da peste negra deixou para trás milhões de mortos, além das disputas por território entre França e Inglaterra. A fome e o aumento de mortalidade, conseqüência desses acontecimentos contribuíram para a super-exploração de mão-de-obra campesina, que causou uma revolta camponesa, o que acabou causando o fim do feudalismo. Estas mudanças históricas no final da idade média favoreceram o retorno da excitação urbana, efeito do novo mercado comercial econômico que possibilitou o surgimento de uma nova classe social: a burguesia mercantil, que teve um papel importante na política de confirmação de territórios.
Características e Estilo Na idade média havia uma forma original de arte e construção, porém no renascimento, os artistas esforçavam-se para esquecer aquilo que havia sido feito e procuravam copiar formas antigas, o que causou uma mistura de gótico com o clássico. Os homens de letra, as famílias ricas e a corte do papa em Roma, protegiam os artistas, forçando assim uma evolução e renovação da arte clássica. A riqueza do comércio que também florescia o que ajudou nesses fatores de renovação.
Os planos: eram idealizados levando em consideração a simetria, conseguida graças ás semelhanças das partes que ficavam de cada lado das linhas centrais axiais.
Interiores: com recessos quadrangulares e abobados com uma cúpula central.
Naves: dividas em pequenos recessos, que dão a impressão de maior espaço como a igreja de São Paulo em Londres.
Torres: raras, as vezes única e quando existentes são simétricas. A cúpula e o aspecto externo predominam.
Telhados: com pequenos caimentos, devido a influência clássica, ou arredondados.