Da Vinci
Em 1469 Leonardo da Vinci fez estágio no estúdio de Verrochio (importante artista da época), na cidade de Florença.
Viveu em Milão entre 1493 e 1495, onde trabalhou para a corte de Ludovico Sforza.
Até 1506, realizou trabalhos principalmente em Florença e tudo indica que nesta época tenha pintado sua obra mais famosa: a bela e enigmática Gioconda (Monalisa).
Principais características das pinturas de Da Vinci: utilização da técnica artística da perspectiva, uso de cores próximas da realidade, figuras humanas perfeitas, temas religiosos, uso da matemática em cálculos artísticos, imagens principais centralizadas, paisagens de fundo, figuras humanas com com expressões de sentimento, detalhismo artístico.
Mona Lisa ("Senhora Lisa" ) também conhecida como A Gioconda.
Sua pintura foi iniciada em 1503 e é nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do sfumato.
A pintura a óleo sobre madeira de álamo encontra-se exposta no Museu do Louvre, em Paris.
A Última Ceia é um afresco de Leonardo da Vinci.
Esta pintura foi feita por Da Vinci entre os anos de 1495 e 1497. É uma pintura mural e está na parede do refeitório do convento dominicano de Santa Maria da Graça, na cidade italiana de Milão (local original onde foi pintada).
Principais características da pintura:
- Medidas: 460 cm de altura e 880 cm de largura.
- Método de pintura: mista com predominância da têmpera e óleo sobre camada dupla de preparação de gesso aplicada sobre estuque (reboco).
Parcialmente pintada na forma tradicional de um afresco com pigmentos misturados com gema de ovo ao reboco úmido incluindo também um veículo de óleo ou verniz.
Afresco ou Fresco é o nome dado a uma obra pictórica feita sobre parede, com base de