da vinci
Presente/futuro: am É um desenho valioso, talvez um dos mais conhecidos feito por Da Vinci (1490). Baseado na obra “Os 10 livros de Arquitetura”, escrito por Vitruvius. É um modelo ideal, perfeito em suas proporções de corpo humano. Homem nu, com duas posições sobrepostas com os braços inscritos em um circulo e em um quadrado. Símbolo da simetria básica do corpo humano e em extensão, para o universo como um todo.
Representa a Divina Proporção.
Desenhos anatomicos
A exposição ‘Leonardo da Vinci, Anatomista’, em cartaz em Londres, mostra pela primeira vez estudos anatômicos feitos pelo artista entre 1485 e 1513. Parte de um tratado sobre anatomia que nunca chegou a ser publicado, o material é cientificamente superior à ciência que estava sendo praticada na época.
Também um grande inventor, conseguiu expressar de tal forma seus inventos através de desenhos que mesmo séculos depois, outras pessoas puderam construir e trazer seus inventos a uma realidade. Os desenhos perfeitos, ricos em detalhes e expressões, são capazes de tornar tudo realidade em poucos instantes.
A fascinação de Da Vinci com o mar ajudou a criar vários projetos para exploração aquática. Seu traje de mergulho era feito de couro, conectado a um snorkel (Um aparelho de respiração utilizado por nadadores e mergulhadores de pele, consistindo de um tubo longo mantido na boca.) feito de cana e um cinto que flutuava na superfície. Provar o traje era também prático, ele incluía um saco onde o mergulhador poderia utilizar para urinar.