Livro de dobby
Questões do Capítulo 1 – Dobb (1987)
BIBLIOGRAFIA: DOBB (1987, Capítulo 1)
Apresente e comente as diferentes concepções de capitalismo, quais sejam:
Economicista; - A visão desse grupo pouco tem em comum com a visão de um capitalismo ligado a história em geral, usado por eles apenas como um termo técnico para o uso de modos de produção indiretos ou que encurtam o tempo que se prende a uma visão particular da natureza do capital.
Liberal; - Para os liberais o capitalismo é um sistema de empresa indivudual sem obstáculos regida por contratos sendo o homem livre para buscar sua subsistência sem qualquer interferência, compulsões e restrições legais. Livre de concorrência, ou seja, livre de interferência estatal a onde apenas os EUA e a Inglaterra conseguiram adquirir tal característica
Sombart; - Com Werne Sombart conseguimos encontrar maior difusão mas o primeiro significado de capitalismo não em qualquer dos aspectos econômicos mas na totalidade dos aspectos encontrando um espirito, um comportamento "O espirito Burguês" empreendedor, aventureiro, com prudência e racionalidade que vê na acumulação de capital o motivo dominante da atividade econômica, e numa atitude racionalidade sóbria e através dos métodos quantitativos preciso e subordina tudo o mais na vida a este fim.
Weber; - Definiu mais simplesmente o capitalismo como presente onde quer que a provisão industrial para as necessidades de um grupo humano seja executada pelo método empresa (estabelecimento capitalista racional). Usou o espirito do capitalismo para descrever a atitude que busca o lucro, racional e sistematicamente.
Materialismo Histórico (EHA); - O critério essêncial é a relação entre produção e consumo de bens ou para ser mais exato a extensão da rota percorrida pelos bens, ao passarem do produtor ao consumidor. O motivo substancial é o lucro com pessoas que confiam no investimento de dinheiro com o objetivo de extrair uma renda. Pode ser tambem