Da revolução Francesa a Unificação Alemã
Revolução Francesa foi o conjunto de eventos que, de 1789 a
1799, alterou o quadro político, econômico e social da França.
Antes da revolução, a França era caracterizada pelo Antigo
Regime, ou seja, o absolutismo monárquico, o mercantilismo e a sociedade estamental.
A revolução rompeu com o antigo regime, que dominava a
Europa desde o século XV. Tornou-se, assim, um importante marco histórico, iniciando a Idade Contemporânea.
A Revolução Francesa inspirou reformas em outros países, além de ter influenciado na independência das colônias espanholas e na proclamação da independência do Brasil.
Causas
Dentre as principais causas da Revolução Francesa, podemos destacar o custo da monarquia, pois o rei Luís XVI e a sua corte gastavam enormes quantias para sustentar seus privilégios.
As ideias iluministas também influenciaram o desejo por reformas políticas e econômicas. Os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade acabaram estampados nas cores da bandeira e também no hino da França.
O gasto com guerras pesou na economia do país. A França participou da
Guerra da Independência dos Estados Unidos e perdeu a Guerra dos Sete
Anos, contra a Inglaterra.
Além disso, o quadro econômico na França era péssimo e a fome ameaçava a população. Secas prejudicavam a agricultura e acentuavam a miséria. Havia escassez de alimentos, o que aumentava ainda mais a revolta da população.
A divisão da sociedade francesa também pode ser considerada causa da revolução, pois não havia mobilidade e a posição social dependia do nascimento. Um pouco de Iluminismo
Mais luz
Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu na Europa, a partir do século XVII, e defendia o uso da razão para promover mudanças na sociedade.
O pensamento iluminista contestava o modelo de sociedade que surgiu a partir do século XV, caracterizada pelo chamado Antigo Regime.
Este movimento acabou