capitalismo
Para explicar o que é Capitalismo são destacadas duas principais correntes filosóficas: a de Karl Marx e a de Max Weber. A primeira chamou de culturalista e a segunda histórica, em razão dos diferentes pontos de vista dos quais elas partem para explicar os mesmos conceitos. A primeira corrente busca explicar o que e capitalismo através de fatores externos a economia. Para Weber o capitalismo se constituiu a partir da herança de um modo de pensar as relações sociais legada pelo movimento da Reforma na Europa do protestantismo de Lutero e mais ainda do Calvismo. A segunda corrente partindo de uma perspectiva histórica, define capitalismo como sendo um determinado modo de produção de mercadorias, gerado historicamente desde o inicio da Idade Moderna e que encontrou sua plenitude no intenso processo de desenvolvimento industrial. ‘’ O diagnostico elaborado pela equipe Campos-Bulhões atribuía à exacerbação das pressões inflacionaria ao excesso de demanda e aos Demagógicos aumentos salariais. ‘’ (Pag.100)
A concentração de renda e de decorrência logica e necessária da organização da produção posta em andamento, sendo que a miséria produzida pelo milagre inexistente resulta da organização da qualidade produzida. (pag.103)
‘’após demonstrar que o crescimento do período 1968-1974 fez-se com a clara dominância do setor de bens do consumo para capitalistas, cumpre examinar mais alguns aspectos decisivos da dinâmica particular desse crescimento, apontando as contradições dele decorrentes. ’’ (pag.105)
O importante e destacar que essa indústria contava com largas margens liquidam de endividamento das famílias, garantidas tanto pelo sistema financeiro, voltado para o atendimento dos seus interesses, quanto pelo crescimento da renda provocado pela sua própria expansão. (pag.106)
‘’Por outro lado, a grande empresa internacional, diante da crise