Da crise ao milagre
ESCOLA DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO: GESTÃO FINANCEIRA
DISCIPLINA: ESTUDO DAS VIABILIDADES ECONOMICAS E FINACEIRAS
PROFESSOR: CLEITON CARDOSO
O Brasil e seu crescimento
O Milagre Econômico aconteceu após a crise de 1960, período esse que se estendeu até 1973, marcando assim a história do Brasil. O país sob o comando dos militares, a população oprimida pela ditadura militar, vivenciaram um cenáriopolitico e econômico de grande popularidade que ficou marcado pelo slogan “ninguém mais segura este país”.
Sob o controle do Plano de Ação Econômica do Governo - PAEG, criado pelo governo para resolver os problemas econômicos do país, tendo como objetivo:acelerar o ritmo de desenvolvimento econômico, conter o processo inflacionário, atenuar os desequilíbrios setoriais e regionais, aumentar o investimento e com isso o emprego e corrigir a tendência ao desequilíbrio externo.
Neste cenário positivo tivemos um crescimento no PIB , melhoras significativas na infraestrutura do país, grandes obras construídas como a Ponte Rio Niterói, Rodovia Transamazônica, Rodovia Belém Brasília, Hidrelétrica de Itaipu, investimentos nos setores de siderúrgica e indústria petroquímica etc.
Do ponto de vista negativo, tivemos a taxa da inflação em torno de 20 a 30% a. a,contribuindo para o crescimento da dívida externa, ficando país dependente do FMI que durante muitos anos fomos refém dessa dívida.
Com o pagamento da dívida externa ocorrida no GovernoLula , a economia brasileira passou por um processo de aceleração, tivemos recuperação e crescimento na economia, investimento e crescimento na produção agrícola, criação de inúmeros programas de investimentos em infraestruturas e assistenciais etc.
Sob o aspecto do crescimento do país hoje, em relação ao momento do milagre econômico é possível sim o crescimento,o fato de esta livre da dívida externa, livre da ditadura militar e viver num pais democráticorepresenta o poder que a população tem diante