Código de Ética
Estudo do Código de Ética da CONFEA
Nome: Jeremias Oliveira - RA: 201301633437 - Logística 1º Semestre
OS 10 PRINCIPAIS PONTOS:
1º) “Art. 2º - Os preceitos deste Código de Ética Profissional têm alcance sobre os profissionais em geral, quaisquer que sejam seus níveis de formação, modalidades ou especializações.”
Comentário: Vê-se que o código de ética não faz acepção dos profissionais, ela se aplica a todos os colaboradores, sejam eles quais forem seus níveis dentro do meio corporativo.
2º) Art. 8º - A prática da profissão é fundada nos seguintes princípios éticos aos quais o profissional deve pautar sua conduta:
Do objetivo da profissão
“I - A profissão é bem social da humanidade e o profissional é o agente capaz de exercê-la, tendo como objetivos maiores a preservação e o desenvolvimento harmônico do ser humano, de seu ambiente e de seus valores;”
Comentário: Esse ponto nos mostra o quão somos capacitados para exercer uma profissão, assim como nossos objetivos maiores como profissionais.
3º) Da honradez da profissão
‘“III - A profissão é alto título de honra e sua prática exige conduta honesta, digna e cidadã;”
Comentário: Esse ponto é muito importante, pois nos mostra que a profissão, seja qual for, nos intitula com honra e nos mostra a conduta que devemos ter.
4º) Da eficácia profissional
“IV - A profissão realiza-se pelo cumprimento responsável e competente dos compromissos profissionais, munindo-se de técnicas adequadas, assegurando os resultados propostos e a qualidade satisfatória nos serviços e produtos e observando a segurança nos seus procedimentos;”
Comentário: Esse paragrafo nos mostra importantes atitudes a serem executadas no meio profissional, que são: responsabilidade, competência, técnicas adequadas, busca de resultados, qualidade profissional e segurança no que iremos fazer.
5º) Do relacionamento profissional
“V - A profissão é praticada através do