Código de Etica da Construção Civil
TRABALHO DE ÉTICA E CIDADANIA
CURSO: Técnico em Edificações
ALUNO: Carlos Eduardo Tavares Lopes
Código de Ética Profissional na área de Projetos de Construção Civil
O Código de Ética, aprovado em outubro de 1992, no 57º Encontro Nacional da Indústria da Construção, realizado em Blumenau – Santa Catarina, foi criado para estabelecer as normas de postura e comportamento da atividade da construção. O objetivo do Código é definir os direitos e deveres dos construtores e regulamentar o exercício ético da atividade construtiva.
Este documento, fornecido pela CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção deve ser seguido por todos aqueles ligados e associados direta ou indiretamente ao setor de Construção Civil. Nele encontram-se as Normas de Postura e comportamento da atividade da construção. E o fato de não seguir essas normas estão sujeitas penalidades determinadas pela Comissão de Ética, sendo assegurado o direito de defesa.
O Código de Ética é composto por Artigos que descrevem os Princípios Fundamentais e Direitos e Deveres.
Existem muitos códigos de ética na engenharia. Cada entidade, associação, conselho, etc., ligado a engenharia tem o seu código. Mas o fato de existir, não quer dizer que todos aqueles que deveriam segui-los os cumpram. Portanto, acredito que a coisa certa a fazer é eleger um regulamento, código, ou norma e segui-lo fielmente. Mas para isso um estudo de entendimento deve ser feito e em seguida coloca-lo em prática.
Lembrando que Códigos de Ética são manuais de Boas Práticas que servem para nos guiar durante a execução de um trabalho, e nos orientar sobre comportamento e exercício da profissão. Mas a Ética é algo que se vive, que se aprende ou nasce com o cidadão, devendo ser praticado no dia a dia, pois hoje, podemos reconhecer a ‘falta de ética’ em toda parte, seja qual for o segmento de mercado.
Ao ler o Código de Ética do CBIC e o Código fornecido como material de estudo, podemos entender que a ética é