Código de Barras
O código de barras é uma forma de representar a numeração do código do material, que viabiliza a captura automática dos dados por meio de uma leitura óptica nas operações automatizadas, proporcionando que o material seja identificado de forma rápida. O código nacional de produtos segue o padrão EAN, entidade de âmbito internacional.
Para a codificação de bens de consumo, existem 2 padrões reconhecidos oficialmente.
Sistema UPC, adotado somente nos Estados Unidos e Canadá, administrado pelo UCC
Sistema EAN: adotado no resto do mundo
Para exportações para Estados Unidos é Canadá, deve obter a codificação EAN/UCC.
O código EAN/UCC tem como objetivo facilitar a identificação de mercadorias, padronizar exportações e a comunicação de trocas eletrônicas de dados via EDI
Composição numérica do código de barras EAN/UCC
O sistema EAN/UCC reconhece 3 simbologias de códigos de barras para representar as estruturas de numeração padronizadas:
Símbolos EAN/UCC-13
Símbolos EAN/UCC-14
Símbolos EANUCC-128
Unidades de consumo o código EAN possui duas estruturas ( EAN-13 e EAN-8) e despacho (EAN/UCC-14 e UCC/EAN-128)
Código EAN-13
É código de uso geral para todos os itens que recebem preço e podem ser comercializados pela cadeia de suprimentos. Itens unitários. São códigos de referencia para pedido de compra e ficam a disposição para compra pelo consumidor final. O código EAN-13 representa 13 números que identificam o pais de origem da empresa, a própria empresa e o produto produzido por ela. O ultimo digito é o verificador.
Código EAN-18
O código EAN-8 representa apenas 8 dígitos numéricos e é utilizado para embalagens que nao tem espaço útil suficiente para a aplicação do código EAN-13. Este código indica o país, o produto e tem um digito verificador. A sessão deste código é controlada integralmente pela EAN e é feita somente após a avaliação técnica e aprovação da assessoria técnica da EAN.
Calculo do digito verificador
A EAN