Césio 137
São nadadores privilegiados, às vezes, saltam até cinco metros acima da água, podem nadar a uma velocidade de até 40 km/h e mergulhar a grandes profundidades. Sua alimentação consiste basicamente de peixes e lulas. Podem viver de 20 a 35 anos e dão à luz um filhote de cada vez. Vivem em grupos, são animais sociáveis, tanto entre eles, como com outros animais e humanos.
Sua excelente inteligência é motivo de muitos estudos por parte dos cientistas. Em cativeiro é possível treiná-los para executarem grande variedade de tarefas, algumas de grande complexidade. São extremamente brincalhões, pois nenhum animal, exceto o homem, tem uma variedade tão grande de comportamentos que não estejam diretamente ligados às atividades biológicas básicas, comoalimentação e reprodução. Possuem o extraordinário sentido de ecolocalização ou biossonar ou ainda orientação por ecos, que utilizam para nadar por entre obstáculos ou para caçar suas presas.
Habitat
Existem em águas tropicais e temperadas de todos os oceanos, inclusive em mares interiores, como o Mediterrâneo, o Mar Vermelho e o Mar Negro.
Vive tanto em águas costeiras como em oceânicas, principalmente em regiões onde o relevo de fundo é bem acidentado.
É fácil ver golfinhos próximo a borda da plataforma continental.
No Brasil, aparece desde o Rio Grande do Sul até o Nordeste.
Classificação Científica
Nome popular: Golfinho-rotador
Reino: Animália
Filo: Cordados
Classe: Mammália
Subclasse: Monodelphia
Ordem: Cetacea
Família: Delphinidae
Nome científico: Stenella longirostris
Embora seu predador natural seja o tubarão, o maior inimigo do golfinho é o homem, que quase acabou com sua população pela pesca, a