Cérebro 1x0
O presente trabalho tem a finalidade de abordar de forma breve sobre o seguinte tema: “Cérebro 1x0 Sono”, do livro o Cérebro Nosso de Cada Dia, da autora Suzana Herculano Houzel.
Cérebro 1x0 Sono
Segundo o texto, o pesquisador Christian Gillin da Universidade da Califórnia partiu da hipótese de que o sono atrasado provoca o declínio de funções cognitivas como, por exemplo: decorar palavras que está associado ao funcionamento em imperfeito das regiões usadas pelo cérebro, por exemplo: o córtex pré-frontal. Após uma noite em atividades envolvidas nos estudos que antes memorizavam as cinco palavras, conseguiam lembrar três. Entretanto o córtex pré-frontal estava mais ativo do que uma noite bem dormida, ou seja, quanto maior vontade de dormir, maior era a atividade no córtex pré-frontal.
[pic]
Já as pessoas sonolentas, exigem menos ativação do que no lobo temporal, localizado entre a orelha e têmpora de cada lado do cérebro que é uma região do mesmo para passar dados à memória. Mas a observação, importante do pesquisador já citado anteriormente, foi a de que duas áreas adicionais entram em ação no cérebro lutando contra o sono. São áreas nos lobos parietais que participam da resolução de problemas difíceis com, por exemplo, a aritmética que podem ser responsáveis pela memória de curto prazo que normalmente não são usadas para decorar palavras. [pic] Também foi notado nas pesquisas após uma noite em atividades, quanto mais essas áreas cerebrais funcionavam durante a tarefa mais palavras os voluntários lembram em ajuda, pois tudo depende de estímulo para ser melhor bem aproveitado. Em outras palavras os lobos parietais podem ser pesquisados a lutarem contra o sono quando não estão em ação. Entretanto, se a tarefa já exige deles, como a aritmética, eles não ficam ainda mais ativos na falta de sono, mas tem um limite de funcionamento. Já na luta contra o sono o cérebro muda de estratégia para resolver os mesmos problemas.