Células tronco
A utilização de células-tronco ( stem cell ) em processo de regeneração tecidual é possível visto que estas células possuem a característica de serem indiferenciadas ( totipotentes ). Ou seja, quando estimuladas são capazes de se diferenciar e se especializar em qualquer tecido do organismo animal, além de servir como agente indutor e sinalizador do próprio organismo nos processos de regeneração tecidual.
Até a década passada, acreditava-se que estas células eram encontradas apenas em embriões, nos estados iniciais do seu desenvolvimento. No entanto, com o desenvolvimento científico nesta área, foi visto que as células-tronco estão presentes também em tecidos de fetos e indivíduos adultos, como o cordão umbilical, a medula óssea e o tecido adiposo, o que permite o tratamento com células tronco autólogas em indivíduos adultos.
Assim, devido à facilidade de acesso a estas células no tecido adiposo de indivíduos adultos e aos benefícios observados na terapêutica veterinária, a utilização de células-tronco com o intuito de auxiliar a regeneração de tecidos lesionados é extremamente vantajosa.
A BIO, pioneira na América Latina no uso de células tronco para tratamento de lesões do aparelho locomotor de eqüinos, estabeleceu e implementou em seu laboratório a rotina de separação e cultivo de células tronco oriundas do tecido adiposo de eqüinos. Neste ano de 2005, já foram feitos mais de 90 tratamentos de tendões, ligamentos e fraturas ósseas de eqüinos, com resultados extremamente positivos.
A BIO dispõe de um Banco de Células Tronco de animais para uso autólogo. Assim, é possível armazenar as células tronco de seu animal para uso no futuro, quando necessário.
Vantagens
O uso de células tronco tem vantagens na qualidade da recuperação da lesão e nos custos. A recuperação acontece por regeneração dos tecidos lesionados, agilizando a recuperação e evitando a formação de pontos de cicatrização. A indesejável formação de fibrose (cicatrização) no tecido