Adm - metodologia osborn
Curso: Administração de Empresas. 3º Período – Noite.
Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais – Fernando Sckaff
Aluno: Magnum Valentim de Oliveira.
TEMA: TECNOLOGIA DO PROCESSO - METODOLOGIA OSBORN
SINOPSE
De autoria de Alex Osborn, O brainstorming tempestade de idéias, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo, colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados. Ex: desenvolvimento de novos produtos, Publicidade, Resolução de problemas, Gestão de processos, Gestão de projetos, Formação de equipes.
Há três principais partes no brainstorming: encontrar os fatos, geração da idéia, encontrar a solução. Da busca dos fatos na resolução de um problema existem duas sub partes: Definição do problema e Preparação.
A maioria dos grupos de brainstorming é constituída por três elementos: o líder, os membros, um secretário. Suas quatro regras principais são: criticas são rejeitadas, criatividade é bem- vinda, quantidade é necessária, combinação e aperfeiçoamento são necessários.
PERGUNTA
O que o método Osborne, traz para o desenvolvimento da organização?
CITAÇÃO
“Podemos definir o que vem a ser um produto: resultado de um processo de transformação; algo a que se agrega valor e que está sendo manipulado para posterior oferta ao mercado ou como resposta a uma solicitação do mercado.” (MARTINS, 2006,p.12)
INTERPRETAÇÃO
O método Osborn traz um processo de aperfeiçoamento de idéias, que vão ajudar na tomada de decisões, seja no desenvolvimento de produtos ou na formação de equipes e etc. Magnum Valentim, FOCCA 2012.1 ADM 3º P.
RECOMENDAÇÃO
Desenvolver um enunciado para o problema, Selecionar um grupo de 6 a 12 participantes, O grupo de avaliação deve conter exatamente três, cinco ou sete pessoas. Usando um número ímpar eliminam-se as possibilidades de empate quando é efetuada a votação das possíveis soluções, ter um gravador, ou uma