Células sanguíneas
Glóbulos vermelhos:
Eritrócitos ou hemácias Anucleados, possuem formato de disco bicôncavo, medem 7,5 micrômeros de diâmetro e 2,6 micrômeros de espessura. A forma bicôncava proporciona uma grande superfície em relação ao volume, facilitando as trocas de gases. São flexíveis, passando facilmente pelos capilares mais finos, sem se romperem. Existem cerca de 5,5 milhões de hemácias por mililitros³ no sangue de um homem adulto e saudável (na mulher, cerca 4,5 milhões). São formadas através da eritropoiese, que acontece na medula óssea. É composta por hemoglobina, íons, glicose, água e enzimas.
Função: Faz o transporte de oxigênio pelos diferentes tecidos do corpo humano. Transporta também uma pequena quantidade de gás carbônico.
Glóbulos brancos:
Linfócitos
Possuem formato esférico, são mononucleares, possuem cor azul, medem entre 5 e 8 micrômetros. No sangue de uma pessoa saudável existem entre 1 mil e 4 mil linfócitos por mililitro. Eles são de 20 a 30% do total de leucócitos. Quando uma pessoa está estressada ou deprimida este número pode cair, enfraquecendo seu sistema imunológico. Por outro lado, quando uma pessoa está com uma infecção, o número de linfócitos cresce, indício de que o sistema imunológico está combatendo vírus ou bactérias.
Função: Realizar a defesa do organismo contra agentes infecciosos (vírus, bactérias, substâncias alergênicas e outros corpos hostis que podem penetrar no corpo humano).
Os linfócitos NK fazem parte da defesa imediata do corpo: são células grandes que atuam principalmente contra células cancerígenas e infecções virais. Os linfócitos T protegem contra vírus, fungos e bactérias e são responsáveis por diferenciar as células do organismo de corpos estranhos; qualquer distúrbio na sua função de reconhecer o antígeno pode causar uma doença autoimune. Já os linfócitos B têm a função de produzir os anticorpos que atuam no reconhecimento e destruição do antígeno: estimulados e ‘convocados’ pelos