células eucariontes e procariontes
“As células procariontes apareceram neste planeta há 3 bilhoes de anos, portanto são os seres mais primitivos. Com seu material genético disperso no citoplasma, possuem uma organização gênica mais simples, facilitando a compreensão de sua estrutura”. (Biologia Molecular Guia Prático e Didático, Lilian Piñero Eça e Colaboradores) “A microscopia eletrônica demonstrou que existem fundamentalmente duas classes de células: os procariontes (pro, primeiro, e cario, núcleo), cujos cromossomas não estão separados do citoplasma por membrana, e os eucariontes (eu, verdadeiro, e cario, núcleo), com um núcleo bem individualizado e delimitado pelo envoltório nuclear. “ (Biologia Celular e Molecular, L.C Junqueira)
“As células procariontes caracterizam-se pela pobreza de membrana, que nelas, se reduzem à membrana plasmática. Ao contrario do que ocorre nas células eucariontes, as procariontes não possuem membranas separando os cromossomas do citoplasma” (Biologia Celular e Molecular, L.C Junqueira)
O citoplasma das células procarióticas geralmente não apresenta outra membrana além da membrana plasmática (a que a separa do meio externo). As vezes pode-se existir invaginações no citoplasma, originando assim as mesossomas. Há algumas células procariontes que realizam fotossíntese, e nelas existem algumas membranas e associadas a clorofila ou outros pigmentos são responsáveis pela captação de energia luminosa
Células procariontes e eucariontes também se diferem pelo fato de as células eucarióticas possuírem um citoesqueleto e as procarióticas não. O citoesqueleto é o que dá forma e movimento, o que quase sempre é complexo. A forma simples das células procarióticas (esférica ou em forma de bastão) é mantida pela parede extracelular.
●Reticulo endoplasmático
“No citoplasma das células eucariontes existe uma parede de vesículas achatadas, vesículas esféricas e túbulos que se intercomunicam. Esses elementos possuem uma parede formada