Células do Tecido Muscular
Como já foi citado o tecido muscular pode ser dividido em três partes, sendo estas: o tecido muscular liso, o estriado esquelético e o estriado cardíaco. As células do tecido muscular são alongadas, altamente especializadas e dotadas de capacidade contrátil, denominadas MIOFIBRILA, além de possuírem nomenclatura própria como veremos a seguir. O que conhecemos como MEMBRANA PLASMÁTICA das células nas células musculares será chamado de SARCOLEMA (Sarco=Carne). O RETÍCULO passa a ser RETÍCULO SARCOPLASMÁTICO
Células Musculares Esse tipo de miofribila nada mais é do que a miosina e actina (proteínas) entrelassadas formando uma célula bem longa. O local onde a miosina e actina se interagem denomina-se Sarcômero. Logo o sarcômero é o local onde a miofibrila contrai. O conjunto de miofibrilas é o que conhecemos como FIBRA MUSCULAR.
Estriado Esquelético (Voluntário)
Algumas miofibrilas são tão longas como por exemplo a do bíceps que vai de uma ponta (do bíceps) a outra. Devido a essa extenção esta célula é pluricelular, ou seja, contém vários núcleos; isso evidência a alta atividade metabólica com que os núcleos trabalham.
Estriado Cardíaco (Contração involuntária):
As células cardíacas contraem de forma involuntária, vigorosa, continua e rítmica. As fibras musculares estriadas cardíacas são alongadas se ligando umas às outras irregularmente (ramificadas). O núcleo, diferente das fibras do músculo esquelético (núcleo periférico), está presente centralmente na célula e pode ser um ou dois núcleos. Há estriações transversais semelhantes àquelas presentes nas fibras musculares esqueléticas devido à presença de sarcômeros.
Tecido Muscular Liso (Involuntário)
As fibras musculares lisas caracterizam-se por serem longas, fusiformes (mais espessas no centro que nas extremidades), estão associadas umas às outras formando aglomerados, com núcleo único e central. São revestidas por uma lâmina basal e