Célula eucariótica vegetal
Coordenação de Nutrição
Disciplina: Biologia Celular e Molecular
Professor: Wellington Santos
Célula Eucariótica Vegetal
Jefferson da Silva
Joyce Gomes
Francelino Carvalho
Jocélia Lima
Teresina, Setembro de 2011
Sumário
Introdução
A célula é um pequeno elemento autônomo de dimensões microscópicas, sendo considerada a unidade morfológica e funcional da constituição dos seres vivos. As células eucarióticas são organismos muito mais complexos do que as células procarióticas e distinguem-se destas pelo fato de possuírem o seu material genético organizado num compartimento, o núcleo, que se encontra separado do resto da célula por uma membrana plasmática.
É frequente dividir as células eucarióticas em duas categorias: as células animais e as células vegetais. As células vegetais possuem organelas similares aos das células animais, mas, no entanto possuem organelas únicas como a parede celular, os cloroplastos e vacúolos que embora em número inferior ás das células animais são de dimensões maiores.
Revisão de Literatura
O termo célula (do latim cellula, pequena cela) foi designado em 1665 pelo físico inglês Robert Hooke, inventor do microscópio, que, ao analisar a estrutura da cortiça, considerou-a semelhante às celas ou clausuras dos conventos. As células são consideradas as unidades estruturais e funcionais que constituem os organismos vivos. Nehemiah Grew, em 1671, descreveu os tecidos vegetais no livro Anatomia Vegetalium Inchoata, traduzido para o francês em 1675 e, em 1682, o resumiu em inglês, com o título The Anatomy of Plants. Em 1831, Robert Brown descobriu o núcleo em células epidérmicas de orquídea. Poucos anos depois, em 1838, o botânico Matthias Schleiden, a partir de suas observações, afirmou que todos os tecidos vegetais eram formados por células. Um ano depois, o zoólogo Theodor Swann ampliou a observação de Schleiden para os animais, propondo a base da Teoria Celular, pela qual todos os