Célestin Freinet
Célestin Freinet nasceu em 1896 em Gars, situado no Sul da França. Foi pastor de rebanhos antes de começar o seu curso. Lutou na Primeira Guerra Mundial em 1914, quando os gases tóxicos do campo de batalha afetaram os seus pulmões para o resto da vida. Em 1920, começou a dar aulas na aldeia de Bar-sur-Loup, onde pôs em prática alguns de seus principais experimentos, como a aula-passeio e o livro da vida. Em 1925, filiou-se ao Partido Comunista Francês. Dois anos depois, fundou a Cooperativa do Ensino Leigo, para desenvolvimento e intercâmbio de novos instrumentos pedagógicos.
Em 1935, Freinet, juntamente com a sua esposa, construiram uma escola própria em Vence. Durante a Segunda Guerra, o educador foi preso e adoeceu num campo de concentração alemão. Foi libertado um ano depois e aderiu à resistência francesa.
Freinet reorganizou a escola e a cooperativa em Vence. Em 1956, liderou a vitoriosa campanha de 25 Alunos por sala. No ano seguinte, os seguidores de Freinet fundaram a Federação Internacional dos Movimentos da Escola Moderna (Fimem), que hoje reúne educadores de cerca de 40 países. Freinet morreu em 1966.
As pedagogias defendidas por Freinet:
. senso de responsbilidade;
. senso cooperativo;
. sociabilidade;
. julgamento pessoal;
. autonomia;
. expressão;
. criatividade;
. comunicação;
. reflexão individual e coletiva;
. afetividade.
As técnicas de Freinet:
. Aula passeio;
. Texto livre;
. Imprensa escolar;
. Correção;
. Livro da vida;
. Fichário de consulta;
. Plano de Trabalho;
. Correspondência interescolar;
. Auto-avaliação.
Aula Passeio
Por acreditar que o interesse da criança não estava na escola e sim fora dela, Freinet idealizou esta atividade com o objetivo de trazer motivação, ação e vida para a escola.
Texto Livre
É a base da livre expressão, pode ser um desenho, um poema ou uma pintura. A criança determina a forma, o tema e o tempo para sua realização. Todavia se a criança desejar que o seu