Câncer
Tenta corrigir enviando proteínas para corrigir, se não houver jeito de corrigir o erro, ela manda a célula para a morte “(suicídio da célula). Se houver falha na p53 (no seu surgimento) aumenta as chances de desenvolver câncer. (Detecta erro, corrige o erro, e por último mata a célula com erro).
2: Defina apoptose.
Mecanismo de morte celular programada. As células normais apresentam regulação precisa no seu crescimento. Células e tecidos apresentam crescimento limitado.
3: Qual a relação da apoptose com o ciclo celular e a formação de células cancerígenas?
A interfase é um período de intensa atividade metabólica e de maior duração do ciclo celular. Células nervosas e musculares, que não se dividem por mitose, mantem-se permanentemente na interfase, estacionadas no período chamado G0. Nas células que se divide ativamente, a interfase é seguida da mitose, culminando na citocinese. Sabe-se que a passagem de uma para outra é controlada por fatores de regulação – de modo geral proteicos – que atuam nos chamados pontos de checagem do ciclo celular. Dentre essas proteínas, se destacam as ciclinas, que controlam a passagem da fase G1 para a fase S e da G2 para mitose.
Se em algumas dessas fases houver alguma anomalia, por exemplo, algum dano no DNA, o ciclo é interrompido até que o defeito seja reparado e o ciclo celular possa continuar. Caso contrário, a célula é conduzida à apoptose (morte celular programada)
4: Diferencie tumores benignos de malignos.
Tumores benignos: são auto limitante, não se disseminam para tecidos adjacentes, nem formam metástases. Mas, pode causar problemas por pressão mecânica. É organizado, por isso é mais fácil a sua retirada.
Tumores malignos: crescimento é limitado, pode se disseminar para tecidos vizinhos, ou sofrer metástase, ou seja, podem atingir corrente sanguíneas. Não é organizado, o que dificulta sua retirada, pois ele se espalha.
5: Apresenta exemplos de carcinógenos