câncer
Prevenção Câncer de Mama e Colo do útero
Objetivos:
Objetivo Geral:
Reduzir a ocorrência (incidência e a mortalidade) do câncer de colo do útero, a mortalidade por câncer de mama e as repercussões físicas, psíquicas e sociais causadas por esses tipo de câncer.
Objetivo específico:
Propor ações de promoção da saúde,fortalecendo o vínculo e a confiança das mulheres ao realizarem exames preventivos
Propor ações de prevenção, oferta de serviço para detecção em estágios iniciais da doença e para o tratamento e a reabilitação das mulheres
Revisão de Literatura:
O câncer como patologia humana está registrada desde 1600 a.c em papiros do antigo Egito e permanece, como uma das mais importantes doenças, pela sua incidência e mortalidade, até os nosso dias.
Em 2005, de um total de 58 milhões de mortes ocorridas no mundo, o câncer foi responsável por 7,7 milhões, o que representou 13% de todas as mortes. Do total de óbitos por câncer ocorridos em 2005, mais de 70% ocorreram em paises de média ou baixa renda (WHO,2006). Estima-se que, em 2020, o número de casos novos anuais seja de ordem de 15 milhões, sendo que cerca de 60% desses novos casos ocorrerão em paises em desenvolvimento. É também conhecido que pelo menos um terço dos casos novos de câncer que ocorrem anualmente no mundo poderiam ser prevenidos.
Diante de tal cenário, fica clara a necessidade de continuidade em investimentos no desenvolvimento de ações abrangentes para controle do câncer, nos diferentes níveis de atuação destacando: a promoção da saúde, a detecção precoce, a assistência aos pacientes, a comunicação e a mobilização social..
Tendo em vista o impacto que o câncer pode ocasionar, estratégias profiláticas, tanto em nível da saúde mental quanto física, são de fundamental importância para a diminuição das ocorrências e melhoria