Câncer de próstata
CÂNCER DE PRÓSTATA
Introdução:
O carcinoma prostático é uma neoplasia maligna resultante da proliferação desordenada de células epiteliais dos ácinos e/ou ductos da próstata. A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A mesma envolve a porção inicial da uretra, e produz parte do sêmen liberado durante o ato sexual. Este tipo de câncer é o terceiro tumor maligno que mais atinge os homens e uma das principais causas de morte por câncer. E de acordo com o comportamento tomado pelo tumor, este pode ser classificado em :
Carcinoma clínico: quando o tumor manifesta-se localmente e é suspeitado por achados clínicos. Quando não tratado infiltra-se no local e sofre metástases, podendo levar o paciente a morte.
Carcinoma latente: trata-se do carcinoma apenas histológico que pode ou não evoluir lentamente para o carcinoma clínico. Pode ser detectado incidentalmente em autópsias ou biópsias de agulha. E por ser muito pequeno não apresenta manifestações clínicas.
Carcinoma oculto: suas manifestações clínicas decorrem das metástases e não da neoplasia local.
O carcinoma clínico da próstata é a segunda neoplasia maligna mais frequente em homens nos EUA, e no Brasil a taxa também é alta, está entre os três mais frequentes, vindo logo depois do câncer de pele e no estômago.
Aspectos clínicos:
A maioria dos cânceres de próstata é assintomática. Em 60%-75% dos casos o tumor origina-se no lobo posterior e, geralmente nas glândulas externas. De acordo com a designação anatômica de prosposta por McNeal, origina-se na zona periférica. Essa origem explica porque as manifestações de comprometimento da uretra podem estar presentes ou não, e quando presentes são mais tardias em relação às da hiperplasia