Cancer de Prostata
Introdução
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.
Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos do mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.
Estimativa de novos casos: 60.180 (2012)
Numero de mortes: 12.778 (2010)
Relato de caso
Paciente Sr. XXX idade 71 anos começou a sentir dor e dificuldade na hora de urinar, ele então procurou o urologista, que fez o pedido de vários exames, toque retal, PSA, ultrassonografia transrretal, tomografia computadorizada e medicina nuclear. Com o resultado dos exames o medico constatou que o PSA (proteína produzida pela próstata) esta com o grau elevado, na realização do exame de toque retal o urologista percebeu o aumento da próstata. O medico constatando o aumento da próstata então solicitou o pedido de biopsia que em 14 fragmentos da glândula acusou em 1 único fragmento o câncer. Foi então que o paciente com 71 anos de idade no ano de 2010 descobriu que estava com câncer de próstata. O medico recomendou ao paciente fazer o tratamento com radioterapia, que foi realizado durante o período de 6