Montanhas - Orogênese
As montanhas, em que seu processo de formação é conhecido como orogenia, são áreas de terra em que há um topo estreito restrito que se eleve pelo menos 300 metro acima do nível da terra em que se encontra. Também são conhecidas como dobramentos modernos.
Elas podem apresentar-se isoladas, que estaria associada a fenômenos vulcânicos, porém o mais comum são cadeias montanhosas, em que está cronológica e geneticamente interligada.
As montanhas podem se encontrar tanto em continentes quanto nos oceanos (dorsais).
Algumas das montanhas ao redor do mundo são as Montanhas Rochosas na América do Norte, os Andes na América do Sul, o Kilimanjaro na África, o Himalaia na Ásia, os Alpes na Europa.
2) Como se formam?
Segundo a teoria da tectônica de placas, a litosfera – camada mais externa e rígida da terra – é formada principalmente por 12 grandes placas que se movem sob a astenosfera.
Esses movimentos são classificados em convergentes ou divergentes, de acordo com o sentido em que as placas percorrem. No movimento convergente pode ocorre a orogênese, ou seja, colisões entre placas continentais, ocasionando dobras (deformação dúctil) e falhas (deformação rúptil) na crosta e, assim, a formação de cadeias montanhosas. Por consequência, diz-se que as montanhas são manifestações das atividades da tectônica de placas e que ambos estão ligados diretamente ao ciclo de Wilson - que explica a formação, desenvolvimento e fechamento dos oceanos - que envolve fases com rifteamento, subsidência, abertura do Oceano, início da subducção, fechamento da bacia oceânica e colisão continente-continente.
3) Tipos:
São quatro tipos de montanhas:
• Montanhas Vulcânicas: Este tipo de montanha é formado a partir de vulcões, ou seja, a forma inicial de uma montanha, que começam a se apresentar na maioria dos casos, o que boa parte de sua estrutura vem emersa já que ela parte de uma sucessão de grandes vulcões.
• Montanhas Erodidas: São montanhas formadas a partir da