Cancer de prostata
LEVANTAMETENTO BIBLIOGRÁFICO: A Importância dos exames de Toque retal e PSA no diagnóstico do Câncer de Próstata.
LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO: A Importância dos exames de Toque retal e PSA no diagnóstico do Câncer de Próstata.
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO 5 2. OBJETIVO 6 2.1 Objetivo Geral 6 2.2 Objetivos específicos 6 3. JUSTIFICATIVA 7 4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 8 5 METODOLOGIA 10 5.1 Tipos de estudo 10 5.2 Produção do artigo 10 6. CRONOGRAMA 11 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
RESUMO
Aspira-se desenvolver um artigo científico que sirva de acervo bibliográfico acadêmico para futuros trabalhos que contemple este tema. É notório que a morte por câncer, principalmente o câncer de próstata tem preocupado muito o Estado e a sociedade em geral. Pode-se destacar que um dos entraves que permeiam esta situação é a falta de informação no que diz respeito ao exame do toque retal e PSA. Eles serão o fio condutor para elaboração do trabalho de conclusão de curso, partindo principalmente da importância dos mesmos para o diagnóstico do câncer de próstata.
Palavras-chave: Câncer de próstata, exame do toque retal, PSA.
1- INTRODUÇÃO
Ao longo do tempo percebe-se que o índice de mortalidade com relação ao câncer de próstata vem aumentando e a principal causa desse ocorrido é falta de informação, preconceito e diagnóstico tardio. O exame do toque retal é primordial para constatar antecipadamente se o indivíduo possui o câncer, uma vez descoberto é possível um tratamento conciso e eficaz. (VIEIRA et al., 2012)
A realização do exame, principalmente do toque retal e o PSA é de fundamental importância no que tange à prevenção e diagnóstico do tão difundido câncer de próstata. Segundo o INCA, no Brasil no ano de 2012, estimam-se 60.180 casos novos de câncer de próstata isso corresponde a um risco estimado de 62 casos novos a cada 100 mil homens.
O câncer da próstata esta associados com alguns sintomas como: jato urinário