Câncer de mama
O Câncer de Mama O câncer de mama é o câncer mais frequente nas mulheres, e o segundo tipo de doença mais comum no mundo. O câncer de mama é o desenvolvimento fora do padrão das células da mama, que se multiplicam até formarem um tumor maligno (duro e formato irregular) ou benigno (arredondado e de consistência elástica). Se diagnosticado e tratado precocemente, o prognóstico é relativamente bom. Se for reconhecido de inicio, o paciente com câncer de mama tem 97% de sobrevida (em 5 anos). Óbitos por câncer de mama continuam elevados, em muitos casos porque a doença é diagnosticada quando o câncer já está manifestado há muito tempo e não foi percebido antes.
Fatores de risco * Se os antecedentes já tiveram o câncer de mama, a mulher tem mais chances de ter também; * Quem já teve câncer em uma das mamas ou câncer de ovário, também tem possibilidade aumentada de tê-lo novamente; * Pacientes que fazem uso de hormônios; * Mulheres com mais de 35 anos de idade ou que apresentam alterações na região, devem fazer o exame.
Sintomas de Câncer de Mama O câncer de mama se manifesta, principalmente, em forma de caroço e pode ou não ser dolorido na região da mama e axila. Saída de secreção pelo bico do seio e existência de ulcerações ou retrações na pele e no bico do seio também são sinais deste câncer. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja. Obs.: nem todo caroço é um câncer de mama e, por isso, é importante consultar um profissional de saúde.
Diagnóstico e Prevenção de Câncer de mama Toda mulher acima de 40 anos de idade deve procurar, todos os anos, um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas. Mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer, pelo menos, uma mamografia a cada dois anos. Mesmo que não tenham sintomas.
O exame clínico feito nas mamas é realizado por um médico ou enfermeiro que seja treinado para tal