Câncer de mama masculina
1. Sobre o câncer:
O câncer de mama é um tumor maligno que se inicia nas células do tecido mamário. Um tumor maligno é um grupo de células cancerígenas que pode invadir os tecidos adjacentes ou se disseminar (metástase) para outros órgãos. O câncer de mama ocorre principalmente em mulheres, mas os homens também podem ter a doença. Muitas pessoas não percebem que os homens têm tecido mamário e podem desenvolver o câncer de mama.
Os principais tipos de câncer de mama são:
Carcinoma: O carcinoma é um tipo de câncer que se inicia nas células epiteliais da mama. Quase todos os cânceres de mama são carcinomas. Os carcinomas podem ser ductais ou lobulares.
Adenocarcinoma: O adenocarcinoma é um tipo de carcinoma que começa no tecido glandular (ductos e lobos).
Carcinoma In Situ: O carcinoma in situ é considerado uma fase inicial da doença, quando está confinado à camada de células onde se originou. No câncer de mama, in situ significa que as células anormais estão confinadas aos ductos (carcinoma ductal in situ ou CDIS). O carcinoma ductal in situ da mama é, às vezes, denominado como câncer de mama não invasivo ou pré-invasivo, no entanto pode tornar-se invasivo, se não for tratado. Quando as células cancerígenas estão confinadas aos lobos é denominado carcinoma lobular in situ. O carcinoma lobular in situ raramente é diagnosticado em homens.
Carcinoma Invasivo: O carcinoma invasivo é um tumor que se desenvolveu além da camada de células onde se originou. A maioria dos cânceres de mama são carcinomas invasivos, carcinomas ductais invasivos ou carcinomas lobulares invasivos.
Sarcoma: Os sarcomas são cânceres que começam nos tecidos conjuntivos, como tecido muscular, tecido adiposo ou vasos sanguíneos. Os sarcomas de mama são raros.
2. Diagnóstico:
Histórico Clínico e Exame Físico
Será perguntado durante a consulta seu histórico clínico completo, incluindo informações sobre os sintomas apresentados, possíveis fatores de