Câncer de mama masculino
CÂNCER DE MAMA MASCULINO
Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.
Segundo Porth (2002, p.144):
Os cânceres resultam de um processo de diferenciação crescimento celular alterados. O tecido resultante é chamado de neoplasia, termo proveniente da palavra grega que significa formação nova. O crescimento de uma neoplasia é descoordenado e relativamente autônomo, pois faltam os controles regulatórios normais no crescimento celular e divisão. As neoplasias tendem a aumentar de tamanho e continuar a crescer após o fim ao estímulo, ou de as necessidades do organismo terem sido atendidas.
“O câncer constitui a segunda causa de óbitos entre a população, permanecendo atrás apenas das doenças cardiovasculares, sendo que, as neoplasias da mama encontram-se entre os oito principais tipos que ocasionam a morte no país”. (SILVA, FRANCO e MARQUES, 2005).
Smeltzer & Bare (2005, p.1533) afirmam que “muitos cânceres em homens são encontrados em um estágio mais avançado, possivelmente porque os homens não estão cientes de seus riscos para desenvolver o câncer de mama.”
Em virtude disto, é que se destacam a necessidade bem como, a importância do conhecimento que a população masculina deve apresentar frente à existência desta patologia, sendo este, causado na maioria das vezes pelo déficit de informação em relação às medias de prevenção e detecção precoce do câncer de mama.
ANATOMIA E FISIOLOGIA
As mamas estão presentes tanto em indivíduos do sexo feminino como também, no masculino. O desenvolvimento tanto no sexo feminino como no masculino ocorre ainda no útero. Durante a infância e pré-adolescência, a mama masculina e feminina são iguais, e crescem proporcional à medida que o corpo cresce. A glândula mamária masculina tem o seu crescimento inibido pela presença do