Câmera leica e evolução da fotografia no século xx
CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
DEPARTAMENTO DE JORNALISMO
FOTOJORNALISMO I
2012.1 - B
VALMOR MANOEL VIEIRA NETO
Câmera Leica e a evolução da fotografia no século XX
Câmera Leica
A história da câmera Leica inicia-se em 1849, quando o jovem Carl Kellner funda o Instituto Óptico. Inicialmente, a empresa começa a produzir peças para microscópios, entretanto em 1851, a empresa de Carl começa a produzir microscópios, que mais tarde seriam conhecidos pela excelente qualidade e precisão.
Em 1855, Carl Kellner morre prematuramente aos 29 anos, e deixa o Instituto Óptico para sua mulher e para seu sócio. No ano de 1865, Ernst Leitz, um jovem administrador e visionário, entra na sociedade do Instituto Óptico e consegue aumentar a competitividade da empresa lançando novos produtos. Com a morte do antigo sócio de Carl Kellner em 1869, Ernst Leitz assume o controle da companhia e muda seu nome para Ernst Leitz Wetzlar, e lança o microscópio binocular. Em 1887 a Ernst Leitz Wetzlar já era conhecida mundialmente e sua produção havia atingido a marca de 10.000 microscópios.
No ano de 1911, Oskar Barnack começa a trabalhar na Ernst Leitz Wetzlar. Aos 32 anos, Oskar era um grande entusiasta da fotografia e do cinema, que recém havia sido criado. Fazendo uso de sua experiência em fotografia, Oskar começa a desenvolver uma câmera fotográfica portátil.
A primeira câmera fotográfica desenvolvida por Oskar Barnak, baseava-se em uma pequena caixa de metal, com uma lente de telescópio e um obturador de velocidade única (1/40s). Oskar adaptou o mecanismo da nova câmera, para que ela pudesse utilizar filme de cinema, mas com o tamanho do fotograma em 24x36mm. A primeira câmera ficou conhecida como Ur-Leica.
Em 1924, o professor Max Berek, um dos projetistas da Ernst Leitz Wetzlar, desenhou uma nova lente para o protótipo de Oskar Barnak. A tão sonhada câmera portátil estava pronta para ser comercializada. Mesmo com alguns