fotografia
A fotografia não tem um único inventor, ela é uma síntese de várias observações e inventos em momentos distintos. A primeira descoberta importante para a fotografia foi a Câmara Escura. O conhecimento do seu princípio ótico é atribuido, por alguns historiadores, ao chines Mo Tzu no século V a.C. Outros indicam o filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.) como o responsável pelos primeiros comentários esquemáticos da Câmera Obscura.
Primeira ilustração da Câmera Escura
Séculos de ignorância e superstição ocuparam a Europa, sendo os conhecimentos gregos resguardados no oriente. Um erudito árabe, Ibn al Haitam (965-1038), o Alhazem, observou um eclipse solar com a câmara escura, na Corte de Constantinopla, em princípios do século XI. Nos séculos seguintes a Câmara Escura se torna comum entre os sábios europeus, para a observação de eclipses soloares, sem prejudicar os olhos. No século XIV já se aconselhava o uso da câmara escura como auxílio ao desenho e à pintura. Além disso, Leonardo da Vinci (1452-1519) fez uma descrição da câmara escura em seu livro de notas sobre os espelhos, mas não foi publicado até 1797.
Evolução das máquinas fotográficas
1839
O Daguerreótipo foi o primeiro equipamento fotográfico fabricado em escala comercial da história.
1860
A Sutton Panoramic foi a primeira câmera a fazer fotos panorâmicas através de uma lente grande angular, que era preenchida com água.
1888
Kodak nº 1 foi a primeira câmera a utilizar filme de rolo, destinada ao fotógrafo amador.
1897
FoldingHYPERLINK "http://www.resumofotografico.com/2011/06/maquina-do-tempo-folding-pocket-kodak.html" HYPERLINK "http://www.resumofotografico.com/2011/06/maquina-do-tempo-folding-pocket-kodak.html"PocketHYPERLINK "http://www.resumofotografico.com/2011/06/maquina-do-tempo-folding-pocket-kodak.html" Kodak foi a primeira câmera de fole dobrável, que proporcionou uma maior mobilidade das câmeras profissionais.
1903