Comparação entre as médias pluviométricas mensais em brasília e a sazonalidade do período de chuvas da capital
Comparison of the monthly rainfall patterns in Brasília and the seasonality of the rain periods of the capital
Isadora Rezende de Oliveira Silva
Estudante de Engenharia Ambiental na Universidade de Brasília (UnB)
Raissa Maria Cometa Mota Moruzzi
Antropóloga pela Università Alma Mater Studiorum Bologna. Estudante de Engenharia Ambiental na Universidade de Brasília (UnB)
RESUMO
O principal objetivo deste trabalho foi verificar a sazonalidade da precipitação mensal na capital federal, Brasília. Para isso, foram coletados dados relativos aos índices pluviométricos mensais médios nos anos de 2000 e 2009, a normal climatológica do período de 1961 a 1990 foi usada como parâmetro externo. A parir da análise desses dados, foi possível a confirmação da existência de um período chuvoso, que se estende de outubro a abril e outro seco, que se inicia em maio e acaba em setembro. O resultado já era esperado, pois, de acordo com classificação climática da cidade, o inverno concentra as menores taxas de precipitação. Enquanto o verão é sempre chuvoso.
Palavras-Chave: Precipitação; sazonalidade de chuvas, Brasília.
INTRODUÇÃO
Brasília encontra-se na região Centro-Oeste do Brasil, mais precisamente a 15º 47' S e 47° 55' W, sobre o planalto central brasileiro. A altitude média da cidade é de 1.100m, seu clima, de acordo com o Sistema de Classificação Climática Köppen, é tropical de savana, característico da região central do país que apresenta verão quente e úmido, e inverno frio e seco.
O período chuvoso começa em outubro e termina em abril. A precipitação pluviométrica nesse período corresponde a aproximadamente 85% do total anual, enquanto a estação seca vai de maio até setembro, sendo que o trimestre mais seco do ano, que envolve os meses de junho, julho e agosto, concentra apenas 5% do total anual. Nesse período, a umidade do ar cai